Relativamente recentemente, surgiu um novo ramo da medicina - a cirurgia estética, cujo objetivo é o implante mamário. Segundo as estatísticas, na maioria das vezes o belo sexo, insatisfeito com o tamanho de seus seios, recorre aos serviços de cirurgiões plásticos. As operações de aumento de mama são realizadas usando implantes especiais.
As indicações para isso podem ser:
- O desejo da paciente de aumentar o tamanho da mama e dar-lhe uma forma mais atraente.
- Reconstrução mamária após mastectomia radical (remoção), devido a diversas doenças.
- Assimetria das glândulas mamárias.
- Anomalias congênitas e defeitos anatômicos.
- Consequências dos traumas.
Quando uma mulher decide que precisa de cirurgia de aumento de mama, ela se depara com 3 tarefas principais, das quais um resultado positivo dependerá em grande parte: a escolha de uma clínica, um cirurgião especialista e tipos de implantes mamários.
A escolha de um especialista
Como escolher a clínica e o cirurgião plástico certos? Nas grandes cidades, existem muitas clínicas que oferecem serviços de cirurgia plástica. Há um medo de encontrar especialistas sem escrúpulos e depois, por muitos anos, pagar com sua saúde e nervos à flor da pele. Na prática jurídica, são poucos os precedentes em que foram responsabilizados e obrigados a pagar danos materiais e morais.
Vale lembrar que o custo de bons implantes e do trabalho de uma equipe de médicos é bastante alto. Você não deve comprar várias promoções e descontos, se uma operação for oferecida a um custo muito inferior à média do mercado, é melhor não arriscar sua saúde e recusar.
Existem vários critérios para uma escolha competente da clínica:
- A instituição possui alvarás, licenças correspondentes, seus especialistas passaram por treinamento especializado e apresentam cópias autenticadas de graduação da universidade, cursos de especialização.
- A clínica dispõe de todo o equipamento necessário, incluindo dispositivos para reanimação e cuidados intensivos.
- A operação é realizada por uma equipe de cirurgiões, reanimadores, enfermeiros operacionais.
- O custo dos serviços inclui cuidados pós-operatórios e supervisão.
- A clínica tem boas avaliações de pacientes e é respeitada na comunidade médica.
- O médico fala detalhadamente sobre as nuances da operação e do contrato de serviço, incluindo uma seção sobre possíveis complicações.
- A clínica verifica cuidadosamente a saúde do paciente antes de definir a data da operação.
Assim, a clínica e o cirurgião plástico que irá realizar a operação foram determinados. Resta escolher os implantes mamários.
Escolha dos implantes
O que eles são? Os implantes mamários são uma concha preenchida com uma determinada composição.
Como enchimento são usados:
- salina;
- gel;
- mistura de soluções.
Os implantes mamários com solução salina no atual estágio de desenvolvimento da cirurgia estética praticamente não são utilizados. Eles não podem fornecer um efeito cosmético a longo prazo - com o tempo, dobras e tubérculos aparecem na superfície da mama. O conteúdo de gel no implante não pode se mover tão livremente, por isso é preferível.
A última geração de implantes dos principais fabricantes ocidentais é baseada em um gel especial que não se move quando a posição do corpo muda. Como resultado, a mama mantém sua forma atraente por muitos anos.
Os implantes mamários de gel têm:
- Revestimento externo de fibra de silicone durável.
- Enchimento em gel coesivo com consistência gelatinosa.
- Quando quebrado, o gel não vaza para o tecido mamário, mas permanece no interior.
É importante escolher um implante anatômico que se ajuste ao formato natural das mamas da paciente. Com o peito plano, recomenda-se a instalação de implantes em forma de lágrima, com flacidez - redondo. O cirurgião e a paciente devem chegar a uma decisão comum sobre mamoplastia e implantes. Em boas clínicas, propõe-se a criação de um modelo 3D, que possibilite avaliar o resultado de uma operação futura.
Além da forma, o tamanho dos implantes é selecionado. Nos modelos modernos, um tamanho corresponde a 150 ml de preenchimento em gel. Se for planejado aumentar o tamanho da mama em dois tamanhos, são selecionados implantes com um volume de 300 ml.
Existem casos especiais em que o cirurgião injeta o enchimento na concha durante a operação. Ele toma uma decisão individual sobre a quantidade de gel a ser injetada com base em:
- proporções do corpo,
- largura do peito,
- tamanho atual do peito
- densidade da pele.
Depois que o implante é colocado na mama, uma cápsula de tecido conjuntivo é formada ao longo do tempo, que penetra em seus poros. A mama fica naturalmente macia ao toque e não se deforma com o tempo. Em alguns pacientes, uma cápsula muito densa é criada, o que torna as glândulas mamárias duras. Com o tempo, isso pode fazer com que eles percam a forma.
Localização dos implantes
Como os implantes são posicionados durante a cirurgia? A localização dos implantes na mama determina a forma das glândulas mamárias. Quão rápido e bem eles "criam raízes" no corpo depende de sua escolha correta.
Existem várias maneiras de colocar implantes:
- Acima do músculo peitoral. Os pacientes passam rápida e facilmente o período de reabilitação, o edema desaparece em pouco tempo. A contração dos músculos peitorais não causa deformação do implante. Mas, com o tempo, pode se transformar em uma cápsula conectiva densa, o que dificulta a mamografia.
- Sob o músculo peitoral. Nesse caso, o implante não interfere na mamografia, não fica coberto por uma cápsula densa, mas pode ser deformado devido à contração das glândulas mamárias.
- Posição intermediária entre a fáscia do músculo peitoral e os tecidos da glândula mamária. Isso permite que você fixe o implante com segurança e evite efeitos negativos.
O implante mamário é realizado em uma clínica, geralmente sob anestesia geral. O cirurgião faz uma incisão sob a axila sob o sulco mamário ou ao redor da aréola. Neste caso, as cicatrizes menos visíveis permanecem. A duração da operação, dependendo da complexidade, é de 1-2 horas.
Período de recuperação após a mamoplastia
No primeiro dia após a operação, o paciente permanece sob a supervisão de médicos e equipe médica da clínica. Com saúde normal, ela recebe alta após se vestir no segundo dia. No 5-7º dia de pós-operatório são realizados exames de controle e, se necessário, curativos, e no 10-14º dia, as suturas são retiradas. O restante do período de reabilitação, na ausência de complicações, é realizado pela própria paciente.
Ela deve:
- use roupas íntimas de compressão especiais prescritas por um médico,
- limitar a carga física na cintura escapular,
- em processo de recuperação para se engajar em um modo de vida habitual,
- proteger o peito de lesões de superaquecimento e hipotermia,
- aos poucos voltar ao esporte.
Todo o período de reabilitação, quando o edema desaparece completamente e os resultados da mamoplastia podem ser avaliados, é de 4 a 6 meses.
Riscos da cirurgia de aumento de mama
A mamoplastia pertence à categoria de operações complexas, após as quais podem ocorrer complicações cirúrgicas gerais:
- Sangramento. O risco de sangramento é aumentado pela má coagulação do sangue, às vezes um vaso sanguíneo não suturado ou uma sutura rasgada pode ser a causa.
- Infecção. O campo operatório da mamoplastia é extenso, uma infecção da pele circundante pode entrar na ferida.
- A formação de cicatrizes densas. Às vezes, cicatrizes desfigurantes se formam no local das suturas. Eles são removidos por excisão.
Além das complicações cirúrgicas gerais, existem específicas inerentes às operações de aumento de mama:
- Ruptura do implante. Em casos raros, isso acontece devido a violações do regime do paciente durante o período de reabilitação ou como resultado de defeitos do implante.
- Deformidade mamária com implantes redondos. Ocorre se o paciente ignorar o uso de roupas íntimas de compressão ou devido a táticas escolhidas incorretamente para a instalação do implante.
- Perda de sensibilidade no mamilo e aréola. O motivo é uma violação da integridade das terminações nervosas.
- Edema devido à drenagem linfática prejudicada.
- A formação de uma membrana capsular densa, que pode deformar a mama com implantes anatômicos.
Mamoplastia de aumento alternativa
Existe uma alternativa à cirurgia de aumento de mama? O uso de cosméticos - cremes, géis, pomadas não dá resultados positivos. Você não pode aumentar seus seios dessa maneira. Além disso, os hormônios que contêm podem causar um estado de desequilíbrio muito difícil de corrigir.
A falta de volume e a assimetria podem ser compensadas com um sutiã especial. Mas ainda assim, apenas a cirurgia de aumento de mama pode restaurar a autoconfiança de uma mulher e sua atratividade.